sexta-feira, 24 de outubro de 2008
I SEMINÁRIO EDUCANDO PARA A LIBERDADE
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, com a participação de parceiros como: UFRN, CEFET-RN e Pastoral Carcerária, foram os responsáveis pela organização do I Seminário Educando para a Liberdade aqui no Estado do Rio Grande do Norte.
O I Seminário Educando para a Liberdade ocorreu neste dia 26 de setembro de 2008 no Auditório da Faculdade de Natal-FAL, das 8 às 18h.
O Seminário teve como objetivo principal debater e conhecer o Plano Nacional "Educando para a Liberdade" com vistas a construção e implementação, aqui no Estado do Rio Grande do Norte, do Plano Estadual de Educação para privados de Liberdade. Segue a Programação do seminário:
Dia: 26/09/08
Hora: 8 às 8:30h - Credenciamento dos Participantes
8:30 às 9:30h - Abertura oficial
Apresentação cultural: Grupo de Teatro "Catadores de Vida" da
cidade de Caicó
9:30 às 11h - 1ª Mesa Temática: Apresentação do Programa Educando
para a Liberdade.
Conferencista: Carlos José Pinheiro Teixeira
(coordenador de Apoio ao Ensino do
Departamento Penitenciário Nacional-
DEPEN-MJ)
- Experiências do Programa Educando para a liberdade
* Professora Cláudia Costa Duarte- Secretaria
de Educação do Estado da Paraíba;
* Professora Maria Inez lima de Almeida-Secretaria
de Educação de Pernambuco;
* Maria Beatriz Árias Perez Figueredo- FUNAP/SP
11 às 11:30h - Debate.
11:30 às 12h - 2ª Mesa Temática: A Construção do Plano Estadual
de Educação para Privados de
Liberdade no RN.
Conferencistas: * Guiomar Veras de Oliveira
(Ouvidora do Cidadão e do
Sistema Penitenciário)
* Liz Araújo Lima
(Subcoordenadora SUEJA)
* Fátima Alves Moreira Josete
(Projeto Lia Campos)
12 às 13:30h - Intervalo para Almoço
13:30h às 14:30h - 3ª Mesa Temática: A Educação e a Realidade Prisional
no Rio Grande do Norte.
Conferencistas: * Francisca Gomes da Silva
(Projeto Fênix/Caicó)
* Dr. Marcos Vinícius Pereira
(Juiz da Vara única/Nísia Floresta)
* Geraldo Soares Wanderley
(Coord. Pastoral Carcerária)
* Ana Patrícia Souza e Silva
(Projeto Transforme-se)
14:30 às 15h - Debate
15 às 15:15h - Café com Prosa
15:15 às 17h - Formação dos Grupos de Trabalho: Contribuições para o Plano
Estadual de Educação para Privados de Liberdade no Rio Grande
do Norte.
17 às 18h - Plenária de Encerramento dos Trabalhos.
Este Seminário se constituiu em um primeiro passo para a construção do Plano Estadual para Privados de Liberdade aqui no Estado do Rio Grande do Norte. As ações nesta matéria continuam em pleno vapor, pois a partir de agora começa o planejamento mais prático para a construção do Plano estadual.
Visitasitando as Turmas do Lendo e Aprendendo.
Fotos registram a visita do mês de agosto da Supervisora de Turmas Antonia Rejane N. Souza ao Jardim Progresso, onde funcionam seis salas do Programa Lendo e Aprendendo.
A referida supervisora contatou as professoras através de uma reunião e uma visita mensal, momentos em que discutem os temas trabalhados em sala de aula e são sugeridos novos temas, baseados nos acontecimentos cotidianos. As alfabetizadoras têm o compromisso de levar conhecimento aos seus alunos e batalhar para que dêem continuidade aos estudos no Ensino Fundamental, em conformidade com os objetivos do Programa. Os alfabetizandos vivem em uma comunidade onde os problemas são muitos e a violência impera, deixando o aluno com medo de sair de casa no período noturno. Tais problemas ocorrem em todo Jardim Progresso , inclusive nos arredores das salas de aula, que ainda ficam em locais de difícil acesso, porém, dentro das condições que as alfabetizadoras dispõem.
Entretanto, apesar de todas as dificuldades daquela região, as professoras encontram estímulo para prosseguir, trazer o aluno para dentro da sala de aula e assim poder transmitir o conhecimento que o Programa Lendo e Aprendendo lhes deu a chance de adquirir. E é isso que nos enche de orgulho: saber que embora existam problemas, essas pessoas cheias de vida e de sonhos, estão conseguindo realizar o sonho de escrever, ler frases e até livros!
"Nós, Supervisoras de Turmas e a Supervisora Setorial da 1ª DIRED Eusâmia Passos, que vivemos essas conquistas junto com as alfabetizadoras, temos o imenso prazer de participar de um momento tão importante na vida desses alunos, sentir que fazemos algo de bom para essas pessoas menos favorecidas e somente agora, através co Programa Lendo e Aprendendo, tem a oportunidade de estar numa sala de aula e de se formarem verdadeiros cidadãos".
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Encontro Brasil Alfabetizado
Aconteceu neste dia 17 de Setembro de 2008 em Fortaleza, na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará-ESMEC, o Encontro do Brasil Alfabetizado. A Pauta do encontro foi bastante ampla constando de: Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos-AJA e EJA; Programa Brasil Alfabetizado-acesso, permanência e continuidade, gestão e qualidade da educação-balanço e perspectivas(2007-2008).
O Rio Grande do Norte enviou duas representantes da Secretaria de Educação do Estado, a Srª Liz Araújo, Sub-coordenadora da Sub-coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA e a Srª Janeide Cruz, Coordenadora do Lendo e Aprendendo do Estado do Rio Grande do Norte.
Para debater essa temática, contou-se com uma finíssima lista de Conferencistas, sendo eles: Jorge Teles-Consultor do MEC, Fátima-Secretária Estadual de Educação, Malu e Sandra Leite-Representantes da UNDIME e Mauro-Coordenador Nacional do Brasil Alfabetizado.
Ao fazer uma análise do encontro, a Coordenadora do Lendo e Aprendendo do Estado do Rio Grande do Norte, Janeide Cruz traduz o Prograna Brasil Alfabetizado "não como campanha e sim como oportunidade de construir uma nova política pública com dignidade".
Assinar:
Postagens (Atom)