domingo, 31 de maio de 2009

O Método APAC no Sistema Penitenciário


A Capital do Rio Grande do Norte foi palco neste dia 29 de maio de um evente muito importante para o debate sobre a execução penal e a ressocialização dos apenados do sistema penitenciário norteriograndense.

Trazendo como frase que pontua o evento: "Todo Homem é maior que o seu erro", o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, promoveu um importante debate que teve como objetivo central promover a apreensão da proposta Novos Rumos na Execução Penal com ênfase no método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados),e contou com um público bastante eclético, desde estudantes do direito, autoridades governamentais, dirigentes de estabelecimentos penais e organismos sociais públicos e privados.

A programação do evento foi a seguinte:

9h: Solenidade de Abertura
9:30h: Palestra com a Desembargadora Jane Ribeiro Silva/TJ MG
Tema: APAC, A Participação da Sociedade na Execução Penal.

10:40h: Palestra dom o Desembargador Herbert José Almeida Carneiro/TJ MG
Tema: Poder Judiciário e APAC

12h: Almoço

14h: Palestra com a Juiza Drª Lúcia Regina Vertuan Freschi Landgraf/TJ MG
Tema: Considerações Gerais sobre o Método APAC

15:30h: Palestra com o Juiz Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos/TJ MG
Tema: A Implementação física e jurídica do método APAC - A construção do modelo de Lagoa da Prata/MG.

17h: Encerramento.

A SUEJA (Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos) enviou a técnica pedagógica Daise Galvão para prestigiar o evento, levando em consideração que matemos um diálogo com a SEJUC (Secretaria de Justiça e Cidadania) quando da criação do Plano Estadual de Educação para os privados de liberdade e entendendo como missão dessa subcoordenadoria também estar antenada com os debates relevantes da sociedade organizada.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O CORDEL - O JORNAL DO LENDO E APRENDENDO - 6ª ETAPA


I Conferência Nacional de Educação

A I Conferência Nacional de Educação - CONAE foi lançada oficialmente na Assembléia Legislativa no último dia 22/05.

A Conferência tem como tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação, O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

Este importante evento para a educação brasileira será realizado em Brasília-DF, de 23 a 27 de abril de 2010, sendo precedida, de Conferências Estaduais, Municipais e Intermunicipais.

No Estado do Rio Grande do Norte, serão realizadas 18 Conferências intermunicipais, congregando todas as regiões.

O debate sobre a educação brasileira deverá fluir na referida conferência, de modo a satisfazer as exigências pautadas na realidade educacional do nosso país.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.

As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.

Já estão disponíveis na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) os resultados do Encceja 2008. O sistema com as notas finais obtidas pelos participantes pode ser acessado de três maneiras: com o número de inscrição; nome completo do participante, data de nascimento e unidade da federação do seu endereço ou pelo número do seu CPF ou RG e UF da carteira de identidade. Para ter acesso às notas, o participante também deverá informar a senha de inscrição, entregue durante a inscrição. Quem não tiver essa senha poderá cadastrar uma nova pelo sistema.

O participante terá acesso à sua avaliação individual comparada com a média nacional de desempenho. Quem prestou o exame também receberá, pelos Correios, o Boletim Individual de Desempenho no endereço indicado no ato de inscrição.

Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos: cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2,3 mil unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros.


Acesse o sistema do Encceja

Conferência Internacional de Educação nas Prisões.


A inclusão de presos em programas educacionais e a extensão desse benefício a suas famílias é o principal motor da Conferência Internacional de Educação nas Prisões, que será realizada em Bruxelas, na Bélgica, em 2009.

17 Congresso de Leitura do Brasil - COLE



TEMÁRIO

O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.
* 30 ANOS DE COLE *

Manoel de Barros, “As lições de R.Q.” in Livro Sobre Nada. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 75.

APRESENTAÇÃO

O 1º COLE – Congresso de Leitura do Brasil foi realizado em Campinas em 1978. No transcorrer de seus 30 anos, o evento conseguiu, além de credibilidade e respeitabilidade (Qualis A – pela CAPES), uma grande projeção nacional no debate da leitura em nosso país, principalmente da leitura escolarizada.

Com periodicidade bianual instalada a partir de 1981, o COLE reúne e aproxima diferentes profissionais nacionais e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura como espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos, de aprofundamento e entendimento das práticas culturais, de atuação e incentivo a políticas públicas. Nessa linha do tempo de mais de 30 anos, o COLE criou uma tradição de rigor naquilo que acredita e propõe para o campo da leitura no Brasil. Tanto é assim que os três últimos Coles (2003, 2005 e 2007) reuniram na Unicamp mais de 4.500 participantes inscritos e uma média de 2000 trabalhos em sessões de comunicação.

A 17ª edição, agendada para o período de 20 a 24 de julho de 2009, pretende não apenas comemorar esses 30 anos de história do COLE, mas também divulgar a história do evento em um espaço de discussão do seu itinerário no cenário cultural e educacional do Brasil e de reflexão e construção de novos caminhos de atuação e parcerias na luta pela democratização da leitura. Mais especificamente, o 17º COLE pretende ser retrospectivo, debruçando-se e refletindo sobre o vasto acervo constituído ao longo do seu percurso, e propositivo, reforçando e delineando idéias que venham a se transformar em sustentáculos para a democratização da leitura no país.

Nunca é demais lembrar a paisagem social das práticas de leitura no Brasil a fim de contextualizar e enaltecer o trabalho que vem sendo feito pela ALB desde a sua fundação em 1982 quando, dentre outros objetivos, a entidade se transformou na principal responsável pelo planejamento, execução e avaliação do COLE. Destacando o fato de estarmos vivendo em 2008, terceiro milênio, essa paisagem - ainda e infelizmente - é repleta de múltiplos desafios, de contradições e de indagações. É preciso imaginação para conhecer melhor os problemas ligados à leitura em nossa contemporaneidade. É preciso imaginação para transver o mundo, para insistirmos em um mundo da leitura e dos livros, que seja melhor, justo e democrático.

No apelo de Manoel de Barros - “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo” - criamos o 17º COLE. Trata-se de numa exaltação à história que esse evento consolidou. Trata-se de um desafio para a conquista de uma sociedade leitora, em que as pessoas, indistintamente, exerçam as práticas de leitura enquanto um direito de cidadania e, dessa forma, possam usufruir dos bens culturais produzidos em sociedade. Possam democraticamente participar do mundo da escrita.

OBJETIVOS

• Estimular a produção e o intercâmbio de investigações que tenham como foco aspectos relacionados com as práticas e os processos de leitura junto aos vários segmentos da população brasileira.

• Produzir um “estado da arte” sobre perspectivas teórico-metodológicas, temáticas, e outras contribuições produzidas no interior dos Coles.

• Consolidar a luta política pela solução dos problemas e a superação das contradições ainda presentes na esfera da leitura, educação e cultura escrita no contexto brasileiro. • Propor moções e sugestões que possam contribuir para com o adensamento das políticas de leitura para o país.

• Organizar em paralelo uma mostra de cultura e arte para o acesso dos participantes aos bens da cultura brasileira, além de livros.

• Homenagear intelectuais e escritores que, através de suas obras, dão ou deram irrefutável contribuição ao desenvolvimento da leitura em nosso país.
Fonte: Site: Ação Educativa

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ser Como o Rio Que Flui


Silencioso no meio da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas no céu, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio, as nuvens são água;
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.


Manuel Bandeira.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SUEJA Participa do Encontro do Banco Mundial e Fundação Roberto Marinho





A Subcoordenadora da SUEJA, Liz Araújo, a Coordenadora do Lendo e Aprendendo, Janeide Cruz e a Técnica Pedagógica, Leia Andrade, participaram nos dias 11 e 12 de maio do Encontro do Banco Mundial e Fundação Roberto Marinho na cidade do Rio de Janeiro. Este encontro teve como objetivo apresentar a metodologia do "Novo Telecurso", da Fundação Roberto Marinho nos Estados.
Participaram do Encontro os seguintes Estados:
- Acre
- Amazonas
- Nova Iguaçu (RJ)
- Pernambuco
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte
O Encontro contou com uma ampla agenda de trabalho. Segue a Programação:
Dia: 11/05
- Objetivos, metodologias e linhas gerais da proposta de avaliação do Banco Mundial.
- Os Projetos: Apresentação do projeto atual e planejado de cada Estado.
Dia: 12/05
- Plano de Avaliação em cada um dos estados e Municípios:
. Método;
. Dados;
. Cronograma;
. Plano de Expansão do Projeto;
. Orçamento.
- Apresentação dos Planos dos Estados e Municípios.
- Encerramento.

Ter Valores Profundos

O interior é duas vezes mais importante do que o exterior. Algumas pessoas são pura fachada, a exemplo de uma casa inacabada por falta de dinheiro. Apresentam a entrada de um palácio, mas os cômodos são pobres como os de um casebre. Não há lugar para repouso, ou talvez tudo seja repouso, pois, concluidas as saudações, a conversa termina. Pavoneiam-se durante as cortesias iniciais, mas imediatamente mergulham em silêncio. As palavras morrem quando não são reabastecidas por uma fonte constante de inteligência. Tais pessoas enganam com facilidade aquelas que enxergam as coisas superficialmente, mas não as perspicazes, que vêem seu íntimo e o encontram vazio.



Baltasar Gracián
Sec XVII

Conhecimento e coragem se unem no caminho da grandeza.

Sendo qualidades imortais, imortalizam o homem. Você é aquilo que sabe, e se for sábio é capaz de tudo. Um homem sem informações é um mundo às escuras. O discernimento e a força são como os olhos e as mãos. Sem eles, a sabedoria não produz frutos.


Baltasar Gracián

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Formação Inicial Lendo e Aprendendo - 6ª Etapa














A subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA sob a coordenação da Professora Liz Araújo e o Programa Lendo e Aprendendo, coordenado pela professora Janeide Cruz, estão realizando a Formação Inicial para a 6ª Etapa do Programa Brasil Alfabetizado em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
Foi organizado um caderno como parâmetro para que o (a) alfabetizador (a) pense em uma proposta de trabalho com objetivos claros, propondo aos jovens, adultos e idosos atividades significativas e desafiadoras, abrindo espaço também para que se avalie constantemente, alimentando assim o processo ensino-aprendizagem. Outros textos, atividades e oficinas, certamente serão propostos pelos Coordenadores de Turmas, nos Encontros de Formação Continuada.
A temática planejada busca ser ampla, na perspectiva de contribuir com o debate de uma forma mais abrangente. Desse modo, está sendo trabalhado a Pedagogia Freireana; Letramento e Alfabetização; Matematização e uso de Àbaco; Inteligências Múltiplas; Oficina de Cordel; Lei Maria da Penha e Uso do Livro Didático. Para isso, contamos com uma Equipe de 10 formadores devidamente qualificados em EJA.
Algumas Dired's já concluiram a Formação Inicial como: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Santa Cruz, Angicos, João Câmara, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros.
Sendo assim, até o dia 23 de maio estaremos encerrando a Formação Inicial por todo o Estado do Rio Grande do Norte.
A seguir, fotos das Formações pelos municípios. Outras fotos serão acrescentadas em breve.