quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aticulando Educação e Trabalho nas Prisões.


Mais de 76% da população carcerária não trabalha, enquanto 80% não estuda, apesar de a remição de pena pelo trabalho estar prevista em Lei.

Segundo o pesquisador Elionaldo Fernandes Julião, autor da tese: "A Ressocialização através do Estudo e do Trabalho no Sistema Penitenciário Brasileiro", é preciso que haja uma diretriz nacional para garantir o direito ao trabalho e à educação nas prisões, de forma articulada.

"Nas unidades onde tem vaga para trabalho, há grande evasão com relação à escola, porque procuram o trabalho em detrimento da escola. Não existe articulação que compreenda que esse indivíduo.

Oficinas Educacionais em Currais Novos

A 9ª DIRED- Currais Novos, foi responsável neste mês de setembro pela organização e execução de duas importantes oficinas: Construção de Portfólio e Literatura e Gêneros Textuais, trabalhadas junto aos supervisores de EJA e Caminhando- VI etapa, tendo como objetivo uma formação continuada com esses profissionais.

As referidas oficinas, também tiveram o intuito de fazer com que os supervisores sejam multiplicadores em sua comunidade escolar, enriquecendo o trabalho do professor e levando o aluno à práticas educativas dinâmicas e atrativas.

As oficinas foram ministradas pelas técnicas: Ana de Fátima Medeiros, Francineide Fernandes Coriolano e Hilma Liana Soares.

Curso de Formação



A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA-SEEC_RN, foi convidada pela Universidade Federal de São Carlos-SP, através da Professora Drª Elenice Cammarosano Onofre, à participar de um Curso de Formação de Educadores que atuam no Sistema Prisional.
Duas técnicas pedagógicas da SUEJA participaram do Curso nos dias 17 e 18 de agosto e 22 e 23 de setembro de 2009.
Além do estudo teórico das ações pedagógicas dentro dos ambientes de privação de liberdade, também foram apresentadas experiências exitosas das Regionais da FUNAP- instituição que presta assistência educacional e de formação profissional aos internos do sistema prisional do Estado de São Paulo- como também experiências de atenção educacional no Estado do Rio Grande do Norte, sendo apresentado nesta oportunidade o Projeto Fênix de Ressocialização, executado na Penitenciária Estadual do Seridó-PES, em Caicó-RN.

XI ENEJA



O Forum de EJA do Pará foi sede, nos dias 17 a 20 de setembro de 2009 do XI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos-ENEJA.
Esse ano, o tema norteador dos debates foi: "Identidades dos Foruns de EJA: Conquistas, desafios e Estratégias de Lutas."
A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Edultos-SUEJA, enviou três participantes ao evento, Liz Araújo, subcoordenadora da SUEJA e os técnicos pedagógicos Maria do Carmo e Ionaldo.