segunda-feira, 30 de junho de 2008

De Sala Nova








A Equipe do lendo e Aprendendo entrou o mês de junho de sala nova.
É isso mesmo, agora o Lendo e Aprendendo está funcionando a todo vapor em uma sala no mesmo setor da SUEJA, "essa mudança ajudou bastante a execução do nosso trabalho, pois nos deixou mais próximos", comentou a nova subcoordenadora da SUEJA, Liz Araújo Lima.
Sendo assim, a equipe SUEJA/Lendo e Aprendendo se reuniu na nova sala para tomar um café inaugural, como também marcar a continuidade dos trabalhos já em andamento.

Daise Galvão Freire de França.

Dia de Estudo na SUEJA


Liz Araújo Lima, Subcoordenadora /SUEJA.



No dia 04 de junho aconteceu encontro da Equipe Pedagógica da SUEJA para estudo das seguintes temáticas:
- Temática da VI CONFINTEA;
- Sujeitos da EJA;
- Estratégias didático-pedagógico para EJA;
- Intersetoriedade da EJA;
- Gestão, financiamento da EJA.
A EJA é espaço de aprendizado em diferentes ambientes de vivência, que contribuem para formação de jovens e de adultos como sujeitos da histórias. Negros, brancos, indígenas, amarelos, mestiços, mulheres, homens, jovens, adultos, idosos, quilombolas, ciganos, pantaneiros, ribeirinhos, pescadores, agricultores, trabalhadores empregados ou desempregados - de diferentes classes sociais, origem urbana ou rural, vivendo em metrópole, cidade pequena ou campo, livre ou privado de liberdade por estar em conflito com a lei, pessoas com necessidades educacionais especiais- todas elas instituem distintas formas de ser brasileiro, que precisam incidir no planejamento e execução de diferentes propostas e encaminhamentos para a EJA. (doc. base nacional 2008).
O estudo não só referendou essa linha de pensamento enfatizando o direito a educação a população jovem e adulta, como confrontou dados e diagnóstico da EJA no estado com a perspectiva de implementação das políticas públicas de EJA que se expressam nos desejos e expectativas dos que lutam pelo projeto de aprendizagem ao longo da vida.

domingo, 29 de junho de 2008

Arraiá dos Alfabetizadores















No dia 26 de junho a Equipe Técnica do Lendo e Aprendendo/SUEJA, participou do São João dos Alfabetizadores do Programa Lendo e Aprendendo de Traíras, em Macaíba.
Além de fazer alusão aos festejos juninos como uma das marcas da nossa cultura, também foi mais uma oportunidade de encontro de equipes-alfabetizadores, supervisores e membros do Lendo e Aprendendo- que buscam permanentemente aperfeiçoarem as técnicas pedagógicas no sentido de ampliar as ações do Programa.


Daise Galvão Freire de França.

Equipe do Lendo e Aprendendo - SUEJA participa do III Congresso Brasileiro de Direitos Humanos


A equipe do Lendo e Aprendendo - SUEJA NATAL, participou nos dias 19, 20 e 21 de junho no Hotel Parque da Costeira Natal, do III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS. SOCIEDADE E ESTADO, em homenagem ao Professor José Geraldo de Sousa Júnior.

No dia 19, Ricardo Brisolla Balestreri, Secretário Nacional de Segurança Pública, abriu o congresso com o tema "Segurança Pública e Direitos Humanos: Novos paradigmas para o Brasil".

No dia 20, no inicio da manhã a conferência "A força simbólica dos Direitos Humanos a partir do contexto transnacional", foi ministrada pelo Doutor em Filosofia pela Universite de Strasbourg, Eduardo Ramalho Rabenhorst. No mesmo dia, as 10 horas, Homero de Oliveira Costa, Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP apresentou um painel com o tema "Crise de legitimidade da representatividade: a reforma política", tendo como debatedor Walter Nunes da Silva Júnior, Doutor em Direito pela UFPE. No período vespertino, aconteceram quatro oficinas:
Regularização Fundiária das Comunidades Quilombolas
Coordenador: Francisco Canindé de França, Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária - SEARA.
Inovações e Práticas na Execução das Penas Alternativas
Painelista: Mário Azevedo Jambo, Juiz Federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do RN.
Atenção à Vítima da Violência, Enfrentamento da Homofobia e Proteção às Testemunhas
Coordenador: Perly Cipriano, Sub-Secretário da SEDH.
Combate à Corrução e ao Crime Organizado como Estratégia para Efetivação dos Direitos Humanos
Painelista: Luciano do Nascimento Silva, Doutor em Direito Pela Universidade de Coimbra.
No período da noite, as 18:30, o painelista Manoel Onofre de Souza Neto, Promotor de Justiça da Infância e Juventude, apresentou o tema: "Construção dos Direitos Humanos para Infância e a Adolescência: O sistema de Garantias.

No dia 21, no inicio da manhã foi apresentado o painel "Sistema Prisional e a Garantia dos Direitos Humanos, por Alessandra Teixeira, Advogada, Mestre e Doutoranda, em sociologia pela USP. As 10 horas, Antônio Funari Filho, Ouvidor Geral da Polícia em São Paulo, apresentou o painel "Sistema Único de Segurança Pública e os Direitos Humanos. Durante a tarde, ocorreu a conferência de encerramento "Educação para os Direitos Humanos após 60 anos da Declaração Universal: Caminhos para Efetivação", pelo conferencista Rafaelle de Giorgi, Universidade de Lecce na Itália.


Daise Galvão Freire de França.