segunda-feira, 25 de agosto de 2008

X ENEJA - Rio das Ostras-RJ

A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA, está enviando uma delegação ao X ENEJA (Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos)que ocorrerá nos dias 27 à 30/08, em Rio das Ostras-RJ.
Neste encontro estarão sendo discutidos temas de muita relevância para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
A seguir, programação do evento:

Dia 27/08 (quarta-feira)
Manhã e Tarde: Recepção das delegações pelos alunos do PEJA-SME/RJ
Credenciamento nas pousadas.
Abertura da Feira de Economia Solidária.
Noite: Solenidade de Abertura-Sinfônica de Rio das Ostras
Conferência- História e Memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil:Dez anos de luta pelo Direito à Educação para Todos.

Dia 28/08 (quinta-feira)
Manhã: Mesa Temática 1 - O que são hoje os Fóruns de EJA no Brasil? Natureza e Caráter do Movimento;
Mesa Temática 2 - Para onde vão os Programas Governamentais? Projeções e Perspectivas para os próximos anos no marco do PDE.
Tarde: Atividade cultural trazida pelas delegações;
Reunião de Fóruns por regiões geográficas;
Plenária de fóruns por regiões.
Noite: Roda de Prosa:
1 - EJA e educação do campo, quilombola, indígenas, populações ribeirinhas;
2 - EJA e educação inclusiva;
3 - EJA e Educação para privados de liberdade;
4 - EJA e educação profissional;
5 - Financiamento na EJA;
6 - EJA no contexto da Economia solidária;
7 - Formação de Educadores na EJA;
8 - Diferentes Sujeitos da EJA:juvenilização e terceira idade;
9 - Currículo, metodologia e avaliação na EJA;
10 - Materiais de apoio, ambientes virtuais multimídia e EJA;
11 - EJA na América Latina e no Mundo;
12 - Metodologia do movimento ENEJA.

Dia 29/08 (sexta-feira)
Manhã: Apresentação de informe sobre a VI CONFINTEA: A UNESCO e a VI CONFINTEA- México/set 2008 e Belém/PA 2009;
Mesa temática 3 : Economia Solidária, Educação profissional e Interfaces com a EJA.
Tarde: Reunião de Fóruns por Segmento
1 - Administração Pública;
2 - Universidades;
3 - Sistema S;
4 - Educadores e Professores;
5 - Estudantes de EJA e Universitários;
6 - Movimentos Sociais;
7 - ONGs/Fundações
Noite: Reuniões (MOVA/RAAAB/Sistema S)

Dia 30/08 (Sábado)
Manhã: Plenária Final
Encerramento

Capacitação BB Educar / Lendo e Aprendendo











De 18 a 22 de agosto de 2008, sob a coordenação da Profª Janeide Cruz e de técnicos do Lendo e Aprendendo, realizou-se nos municípios de Apodi, Cerro-Corá e João Câmara, a Formação Continuada do Programa Lendo e Aprendendo que tem parceria com a Fundação Banco do Brasil.
A coordenadora do Lendo e Aprendendo aqui no Estado do Rio Grande do Norte a Professora Janeide Cruz, fez a abertura da formação em Apodi e em João Câmara onde, na ocasião,concedeu entrevista na Rádio AM de Apodi, elencando os fatores que tornam o Programa Lendo e Aprendendo muito importante para a educação norte-riograndense.
Na cidade de Apodi, a técnica do Lendo e Aprendendo, a Professora Graça Rêgo, passou a semana cumprindo uma intensa agenda como também visitando outras turmas do Lendo e Aprendendo nas adjacências daquele município.
Nas cidades de João Câmara e de Cerro-Corá, as formações ocorreram de forma simultânea e para tanto, contaram com o apoio técnico das Professoras Graça Amorim e Eusâmia Passos e com a experiente prática dos formadores do Banco do Brasil.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Subcoordenadora da SUEJA saúda educadores da EJA.



Liz Araújo Lima - Subcoordenadora da SUEJA



Bom dia ou boa noite a todos visitantes deste blog, sejam todos muito bem vindos.

Gostaria de aproveitar, para desejar boa sorte e bom desempenho aos visitantes que atualmente estão frequentando a formação para educadores da EJA (Natal) com atuação nos CEJAS, no ensino Médio, na Comissão permanente de exames e nos apoios pedagógicos. Espero que a interação de experiências e conhecimentos educacionais possam vencer as dificuldades metodológicas, ideológicas e administrativa deste percurso já que o mais importante nesses momentos é construir uma proposta que possa apresentar estratégias que facilite o acesso do nosso aluno a esse tão formal sistema de ensino e garanta sua permanencia com satisfação nesse processo. Dai estaremos contribuindo conjuntamente com a construção de políticas públicas que mudam o rumo das estruturas de nossas instituições educacionais. Me parece que é este o grande desafio possível de ser realizado.
Como diz o grande mestre Paulo Freire "...o maior símbolo da educação dos excluidos é o educador do mundo...."


Beijos a todos no coração e mais uma vez Boa Sorte -
Liz Araújo - SUEJA

Formações

O Programa Lendo e Aprendendo continua com o processo de formação dos seus alfabetizadores, contando pra isso com a parceria da Fundação Banco do Brasil.
Nos dias 18 a 22/08/08 irá ocorrer ao mesmo tempo a formação das cidades de Apodi, contemplando os municípios de Caraúbas e Felipe Guerra; na cidade de Currais Novos que contemplará Cerro-Corá e na cidade de João Câmara.
Nos dias 25 à 29/08, a formação será na cidade de São Paulo do Potengi, contemplando também as cidades de São Pedro e São Tomé.
Os formadores são da Fundação Banco do Brasil e cada município em formação será acompanhado por uma técnica do Lendo e Aprendendo, sob a coordenação geral da professora Janeide Cruz.

BB Educar em Umarizal



Professora Fátima Marques.




A Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Fundação Banco do Brasil promoveram nos dias 7 a 11 de julho deste ano, na cidade de Umarizal mais uma Formação do BB Educar.
A Secretaria de Educação através da SUEJA enviou a técnica do Lendo e Aprendendo a professora Maria de Fátima Silva Marques para acompanhar essa formação. Também acompanharam a formação a Srª Maria Eunice da 14ª DIRED e Maria Dalvaneide supervisora do programa Lendo e Aprendendo.
A professora Fátima Marques informou que os objetivos da formação foram prontamente atingidos, pois "o aperfeiçoamento pedagógico de nossas práticas é um dos caminhos que devem ser trilhados permanentemente em nossa vida profissional".


Daise Galvão Freire de França

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

No Dia do Estudante, a voz do Mestre.


Como pode ser o Dia do Estudante e quem fala é o mestre?
É, será mesmo necessário abrir alas para o mestre Paulo Freire, figura ilustre da nossa história recente, grande estudioso da problemática educacional no Brasil e no mundo, exemplar estudante, fascinante pesquisador.
É por esses e milhares de outros motivos que cabe sim no dia de hoje, homenagens ao mestre Paulo Freire.
Paulo Freire era também surpreendente. Ao ser informado do desejo de alguns educadores em fundar o que hoje é o Instituto Paulo Freire ele disse: "se for para me superar, façam; se for para repetir o que eu já disse, não vale a pena, desistam".
Ele era verdadeiramente um senhor de grandes idéias. Seu lugar mais querido de vida e de trabalho foi sempre: "em torno da mesa", a sala de aula, o "círculo de cultura" de seu conhecido método de alfabetização.
Bem, acho que vale a pena contrariar o nosso mestre e terminar essa homenagem "repetindo" sim algumas de suas valiosas falas. No livro "O Educador: vida e morte", ele diz:
"Os profetas não são homens ou mulheres desarrumados, desengonçados, barbudos, cabeludos, sujos, metidos em roupas andrajosas e pegando cajados."
"Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história de seu povo, dos dominados do seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que advinham, realizam."
" Eu diria aos educadores e educadoras, ai daqueles e daquelas que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar."
Viva os estudantes, parabéns a quem alimenta a alma de sonhos e planos.


Daise Galvão Freire de França.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

2ª Momento dos Comitês Gestores

A Década das Nações Unidas para a Alfabetização objetiva garantir que as necessidades básicas de aprendizagem dos jovens sejam satisfeitas de modo eqüitativo, por meio do acesso a programas de aprendizagem apropriada atingindo até 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, em particular para as mulheres, em conjunção com o acesso eqüitativo a educação básica e continuada de adultos e idosos (as). Diante de tamanha responsabilidade social, a Sub-coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, que durante o mês de maio e junho de 2008 já implantou todos os comitês gestores locais e desde 11 de julho realiza a segunda parte desta agenda, que tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de alfabetização e educação de Jovens e Adultos nos municípios do Rio Grande do Norte, concluindo suas atividades em 05 de agosto para o cumprimento da agenda de monitoramento aos participantes dos Comitês Gestores Locais do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos para a orientação da pesquisa da realidade da alfabetização e EJA em cada município. As mencionadas reuniões aconteceram nas cidades sedes das 16 DIREDs vinculadas a Secretaria de Estado da Educação do RN-SEEC, as quais contarão com a presença do coordenador e secretário de cada comitê implantado, a participação dos(as) Secretários(as) de Educação. As Assessoras Técnicas que acompanharam estes encontros produziram relatórios significativos da realidade educacional no tocante a EJA. A voz dos participantes tem sido no sentido de identificar o comitê como uma estratégia salutar de integração das políticas públicas que se realizam nos municípios, renovação das esperanças da promoção da educação inclusiva, troca de experiências e divisão das angústias que afligem a todos como a evasão, repetência, falta de motivação dos estudantes. Vale salientar que o Comitê Gestor Local foi implantado na maioria dos municípios do RN integrando representantes das secretarias municipais de educação, representantes da sociedade civil vinculadas as questões de alfabetização de jovens e adultos e de EJA que aderirem a agenda estadual de desenvolvimento integrado de alfabetização e educação de jovens e adultos. Os parceiros locais colaborarão com dados e informações no âmbito das ações do Comitê Técnico Estadual. Por sua vez a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN apresentará o Plano de Ação e Aplicação dos Recursos conforme orientação da SECAD_MEC, contendo as estratégias e ações que estruturarão a Agenda Estadual de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e da EJA, contemplando tanto a dimensão técnica como a dimensão de planejamento e controle social. As atividades devem ser organizadas para subsidiar a elaboração de diagnósticos, implementação e gestão das ações, objetivos e metas. A Sub-coordenadora Liz Araújo Lima já se encontra preparando a terceira agenda de monitoramento dos comitês. Ate o final do ano há a expectativa e de construção do Observatório de Alfabetização e EJA do RN.


Daise Galvão Freire de França

Formação BB Educar.

Professora Inez Helena do BB-Educar




Abertura da Formação. Fala da Coordenadora do Lendo e Aprendendo Janeide Cruz.




Professores, Inez e Jorge com alfabetizadores.


O Programa Lendo e Aprendendo em parceria com a EMATER e a Fundação Banco do Brasil-BB Educar, promoveram nos dias 21 a 25 de julho e 28 de julho à 01 de agosto deste ano no Centro de Treinamento da EMATER/CENTERN,em São José do Mipibú a formação dos seus alfabetizadores, contemplando as cidades de: Assú, Campo Grande, Paraú, São Rafael, Carnaubais, Pedro Avelino, Lages, Macau, Alto do Rodrigues, Pendências, Caicó, Jucurutu, São José do Seridó, Ouro Branco, Equador, Currais Novos, Carnaúbas dos Dantas, Florânia, Lagoa Nova, Mossoró, Governador Dix Sept Rosado, Serra do mel, Baraúnas, Apodi, Carúbas, João Câmara, Jardim de Angicos, Poço Branco, Ceará Mirim, Touros, Macaíba, Extremoz, Natal, Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Luiz Gomes, São Miguel, Tenente Ananaias, Encanto, São José de Mipibú, Monte Alegre, Lagoa D'Anta, Espírito Santo, Serrinha, Sau Paulo do Potengi, São Tomé, Riachuelo, Ruy Barbosa, Caiçara do Rio do Vento, Senador Elói de Souza, Barcelona, Santa Maria, São Pedro, Boa Saúde, Lajes Pintada, São José de Campestre, Serrinha dos Pintos e Almino Afonso.
As formações atingiram os seus objetivos no momento em que temas relevantes e personalidades importantes da educação em nosso país e no mundo foram estudados, debatidos e colocados como fonte atual de nossa base pedagógica.


Daise Galvão Freire de França.

Formação Continuada



A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA está trabalhando em mais uma Formação direcionada a educadores de Apoio Pedagógico das Escolas Estaduais e CEJA; Educadores da Comissão Permanente de Exames Supletivos, e Técnicos das DIREDs que acompanham o trabalho educativo desenvolvido com a EJA.
A referida formação discorrerá do dia 01 de agosto a 04 de outubro deste ano, com 90 h de formação distribuídas em 6 encontros de 15hs.
O "Direito a aprender por toda a vida", frase citada na Declaração de Hamburgo na V Conferência Internacional de Educação de Adultos - 5ª CONFINTEA, contemplava entre seus objetivos os de manifestar a importância da aprendizagem de jovens e adultos e conceber compromissos regionais numa perspectiva de educação ao longo da vida. Perspectiva essa, voltada para facilitar a participação de todos no desenvolvimento sustentável e equitativo; a promover uma cultura de paz vinculada na liberdade, justiça e respeito mútuo e a construir uma relação sinérgica entre o formal e não-formal.
De acordo com as orientações impulsionadas pela respectiva Conferência, a Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA entende que cada vez mais necessitamos de um modelo educacional inovador e de qualidade mediante ao atual estágio de globalização da economia marcada por paradigmas de organização do trabalho e das modernas tecnologias de comunicação.
Desse modo, entendemos que a integração de educadores na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, consiste na fusão de compromissos e de parcerias para a consolidação de uma educação de qualidade, mediante práticas pedagógicas que oportunizem a apropriação e a ressignificação do conhecimento.
Esta formação objetiva:
. Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto sócio-político e cultural.
. Discutir e redimensionar as Diretrizes do Ensino Básico da EJA.

Daise Galvão Freire de França.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Reunião Técnica do Programa Olhar Brasil

Janeide Cruz, coordenadora do lendo e Aprendendo e Rosemary, representante do Brasil Alfabetizado/MEC


Dr. Joselito Pedrosa, Coordenador do Programa Olhar Brasil.


Fátima Rodrigues- Representante do MEC



A Coordenadora do Programa Lendo e Aprendendo/Brasil Alfabetizado no Rio Grande do Norte, a professora Janeide Cruz, participou neste dia 22 de julho em Recife-PE da Reunião Técnica do Programa "Olhar Brasil".
Este programa é fundamental para uma boa aplicação dos direitos educacionais dos alfabetizandos, pois objetiva suprir as necessidades visuais de alunos do ensino fundamental incluindo idosos acima de 60 anos de idade.

Daise Galvão Freire de França.