terça-feira, 5 de agosto de 2008

2ª Momento dos Comitês Gestores

A Década das Nações Unidas para a Alfabetização objetiva garantir que as necessidades básicas de aprendizagem dos jovens sejam satisfeitas de modo eqüitativo, por meio do acesso a programas de aprendizagem apropriada atingindo até 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, em particular para as mulheres, em conjunção com o acesso eqüitativo a educação básica e continuada de adultos e idosos (as). Diante de tamanha responsabilidade social, a Sub-coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, que durante o mês de maio e junho de 2008 já implantou todos os comitês gestores locais e desde 11 de julho realiza a segunda parte desta agenda, que tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de alfabetização e educação de Jovens e Adultos nos municípios do Rio Grande do Norte, concluindo suas atividades em 05 de agosto para o cumprimento da agenda de monitoramento aos participantes dos Comitês Gestores Locais do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos para a orientação da pesquisa da realidade da alfabetização e EJA em cada município. As mencionadas reuniões aconteceram nas cidades sedes das 16 DIREDs vinculadas a Secretaria de Estado da Educação do RN-SEEC, as quais contarão com a presença do coordenador e secretário de cada comitê implantado, a participação dos(as) Secretários(as) de Educação. As Assessoras Técnicas que acompanharam estes encontros produziram relatórios significativos da realidade educacional no tocante a EJA. A voz dos participantes tem sido no sentido de identificar o comitê como uma estratégia salutar de integração das políticas públicas que se realizam nos municípios, renovação das esperanças da promoção da educação inclusiva, troca de experiências e divisão das angústias que afligem a todos como a evasão, repetência, falta de motivação dos estudantes. Vale salientar que o Comitê Gestor Local foi implantado na maioria dos municípios do RN integrando representantes das secretarias municipais de educação, representantes da sociedade civil vinculadas as questões de alfabetização de jovens e adultos e de EJA que aderirem a agenda estadual de desenvolvimento integrado de alfabetização e educação de jovens e adultos. Os parceiros locais colaborarão com dados e informações no âmbito das ações do Comitê Técnico Estadual. Por sua vez a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN apresentará o Plano de Ação e Aplicação dos Recursos conforme orientação da SECAD_MEC, contendo as estratégias e ações que estruturarão a Agenda Estadual de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e da EJA, contemplando tanto a dimensão técnica como a dimensão de planejamento e controle social. As atividades devem ser organizadas para subsidiar a elaboração de diagnósticos, implementação e gestão das ações, objetivos e metas. A Sub-coordenadora Liz Araújo Lima já se encontra preparando a terceira agenda de monitoramento dos comitês. Ate o final do ano há a expectativa e de construção do Observatório de Alfabetização e EJA do RN.


Daise Galvão Freire de França

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