segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Semana de EJA em Natal-RN.


Apresentação da Subcoordenadora da SUEJA, Liz Araújo.





A Capital do Rio Grande do Norte sediou nos dias 08 a 13 de dezembro no Hotel PraiaMar, a Semana de EJA. Esta semana de EJA se propôs a articular e dialogar com os diferentes sujeitos/parceiros da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos de todos os Estados Brasileiros para a construção e consolidação de políticas públicas territoriais.
Fortalecer a política pública de EJA, por meio de diálogo com diferentes esferas da sociedade civil e do Estado, aprofundando a discussão das políticas em curso e a formulação de novas iniciativas na área educacional para o atendimento ao público jovem, adulto e idoso, é garantir o direito de todos à educação.

Jornada Pedagógica "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI".

Professora Lucinete Maria, fazendo apresentação do Observatório ALFAEJA.



Apresentação de Projeto.


Apresentação do grupo de Capoeira "Cordão de Ouro"


Nos dias 08 e 09 de dezembro do corrente ano, a cidade do Natal foi palco de um importante evento na área educacional. Essa referência é feita à Jornada Pedagógica "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI" que aconteceu no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria.
A programação contou na sua abertura, no dia 08/12 com a palestra "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI" sendo ministrada pela Profª Mestra: SÔnia Couto Souza Feitosa do Instituto Paulo Freire-SP.
Durante todo o dia 09/12, 14 Projetos na área educacional foram apresentados para uma plenária bastante antenada com as questões ligadas à educação, são eles:
- A Prosperidade que veio do Algodão Mocó-SESI/Empresa Coats
. Professora: Sumaia Brito;
- Parceria-SUEJA
. Professora: Fátima Medeiros;
- Os Diversos Olhares da Leitura Escrita no Nosso Dia-a-dia-SESI/Petrobrás
. Profªs: Maria Augusta e Sheila Ramos;
- Educação Para o Trânsito
. Escola Estadual Dom Adelino Dantas;
- Voto Consciente-SESI/Empresa ECOCIL
. Profª Naama e Isa;
- Educação e Cidadania-Uma Prática em EJA
. Profª Francisca das Chagas Filha de Souza;
- Leitura e Escrita de Cordéis-SESI/Empresa Coats
. Profª Dalva Siqueira e Aluno: Jairo Souza de Melo;
- Educação Para os Privados de Liberdade-SEEC/RN
. Profª Daise Galvão Freire de França;
- A Biblioteca Itinerante e a Inclusão Digital-SESI/Vicunha
. Profªs Àguida Maria, Aparecida Santos e Maria Amaro;
- O Processo de Parceria na Escola de EJA-E.E.Josefa Sampaio
. Profª Núbia Melo da Rocha;
- Despertando uma Consciência Ecológica-SESI/ECOCIL
. Profªs Rita de Cássia e Raquel Vieira;
- Aprender a Empreender-E.E.Stella Wanderley
. Profª Maria Gorete Dias M. de Melo
- Descobrindo e Aprendendo Sobre o Nosso Planeta-SESI/Coteminas
. Profªs Cláudia Estelita Freire e Edna Maria Rodrigues;
- Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte-SESI/EMP. A.Gaspar
. Profª Relvani dos Santos.
Continuando a programação, a Professora Lucinete Maria Costa de Souza, fez a apresentação do "Observatório ALFAEJA" e, para contribuir ainda mais com o debate sobre a EJA, a professora Matilde Carlos ministrou uma palestra com o tema: Financiamento de EJA. Para coroar o final do evento, aconteceu a apresentação do grupo de Capoeira "Cordão de Ouro".
Essa Jornada Pedagógica demonstrou que temos competência profissional pra trabalharmos em projetos que contribuam para o avanço da educação como um direito de todas as pessoas do nosso Estado e do país, independente de onde essas pessoas se encontrem.

O Rio Grande do Norte vai à Seminário no Rio Grande do Sul

Plenária do Seminário.



Palestra de Carlos Teixeira, do Ministério da Justiça.



Mesa Oficial de Abertura do Seminário


Nos dias 27 e 28 de Novembro, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte através da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA, enviou a técnica pedagógica Daise Galvão Freire até a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde estava acontecendo o Seminário: Educação em Prisões: Direito e Desafio.
O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e teve como objetivo, desenvolver um trabalho de implantação e de qualificação da educação nas prisões gaúchas.
A programação contou com a palestra de Timothy Ireland, da UNESCO no Brasil; Carlos Teixeira, do Ministério da Justiça e Angélica Acácia, do Ministério da Educação. Especialistas em presídios da Argentina e Uruguai, e de algumas regiões do Brasil, também estiveram palestrando.

Técnicos da SUEJA viajam para conhecer experiências de Educação em Meio Prisional.

Penitenciária Feminina em Tremembé-SP



Produção de Bolsas DASPRÊ-SP


Sala de Aula/Penitenciária Aníbal Bruno



Biblioteca "Paulo Freire" na Penitenciária Aníbal Bruno/Recife-PE


Durante os meses de outubro à dezembro de 2008, a Secretaria de Educação SEEC-RN enviou técnicos da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA para conhecer experiências de educação em unidades prisionais, tanto aqui no Estado do Rio Grande do Norte como também nos Estados de Pernambuco e São Paulo.
No dia 22 de outubro a subcoordenadora da SUEJA Liz Araújo e a Técnica Pedagógica Daise Galvão Freire, visitaram a Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Mossoró-RN, onde responderam a um convite da direção daquela Unidade Penitenciária, que tinha o objetivo de conhecer as instalações da mesma e trabalhar pra promover a oferta de educação quando esta unidade penitenciária vier a exercer plenamente suas funções já no ano de 2009.
No dia 11 de novembro, as técnicas pedagógicas da SUEJA, Maria Do Carmo e Daise Galvão Freire, viajaram para Recife em Pernambuco com o objetivo de conhecer a experiência da Penitenciária Aníbal Bruno que dispõe de uma Escola Estadual instalada dentro da mesma, como também de uma biblioteca.
Nos dias 01 e 02 de dezembro foi a vez do Estado de São Paulo ser visitado pela técnica pedagógica Daise Galvão Freire, que viajou até a cidade de Tremembé, com o objetivo de conhecer a experiência daquela unidade no atendimento educacional aos seus internos. Também foi visitada na Capital Paulista a sede da FUNAP (Fundação Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel)que acompanha programas nas frentes de: trabalho, educação e qualificação profissional, cultura, esporte e lazer e assistência jurídica. Foi possível conhecer também a Oficina Experimental da grife DASPRÊ, onde o trabalho de produção de bolsas, porta-jóias, etc é executado pelas presas atendidadas pela FUNAP com o acompanhamento de técnicos da Fundação.

Formação Continuada com os Alfabetizadores do Lendo e Aprendendo.

Aconteceu neste mês de novembro em todo o Estado do Rio Grande do Norte a Formação Continuada com os alfabetizadores do Programa Lendo e Aprendendo/Brasil Alfabetizado, promovida pela Secretaria de Educação,SEEC-RN através da subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA.
Essa Formação Continuada teve como objetivos centrais: Análise e encerramento da 5ª etapa do Programa, adesão e demanda para a 6ª etapa, como também a necessidade de um planejamento pedagógico para as ações e boa aplicabilidade do Programa. O trabalho com a diversidade foi a temática que norteou as atividades da formação, além da socialização das experiências que foram exploradas durante a execução do Programa.


Daise Galvão.

Formação com os Coordenadores do Lendo e Aprendendo

A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA-RN, promoveu neste dia 21 de Novembro, das 8 às 17h a Formação com os Coordenadores do Lendo e Aprendendo (Brasil Alfabetizado) no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/CENEP em Natal-RN.
Essa foi a formação final da 5ª etapa do Programa Lendo e Aprendendo aqui no Rio Grande do Norte e tratou da: Estrututa organizacional do Programa Brasil Alfabetizado; Relações interpessoais; Socialização de experiências e Orientações para a 6ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado.
A subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da SEEC-RN, através da equipe de formadores, avaliou como muito produtiva essa formação.



Daise Galvão.