segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Semana de EJA em Natal-RN.


Apresentação da Subcoordenadora da SUEJA, Liz Araújo.





A Capital do Rio Grande do Norte sediou nos dias 08 a 13 de dezembro no Hotel PraiaMar, a Semana de EJA. Esta semana de EJA se propôs a articular e dialogar com os diferentes sujeitos/parceiros da alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos de todos os Estados Brasileiros para a construção e consolidação de políticas públicas territoriais.
Fortalecer a política pública de EJA, por meio de diálogo com diferentes esferas da sociedade civil e do Estado, aprofundando a discussão das políticas em curso e a formulação de novas iniciativas na área educacional para o atendimento ao público jovem, adulto e idoso, é garantir o direito de todos à educação.

Jornada Pedagógica "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI".

Professora Lucinete Maria, fazendo apresentação do Observatório ALFAEJA.



Apresentação de Projeto.


Apresentação do grupo de Capoeira "Cordão de Ouro"


Nos dias 08 e 09 de dezembro do corrente ano, a cidade do Natal foi palco de um importante evento na área educacional. Essa referência é feita à Jornada Pedagógica "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI" que aconteceu no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria.
A programação contou na sua abertura, no dia 08/12 com a palestra "A Educação de Jovens e Adultos no Século XXI" sendo ministrada pela Profª Mestra: SÔnia Couto Souza Feitosa do Instituto Paulo Freire-SP.
Durante todo o dia 09/12, 14 Projetos na área educacional foram apresentados para uma plenária bastante antenada com as questões ligadas à educação, são eles:
- A Prosperidade que veio do Algodão Mocó-SESI/Empresa Coats
. Professora: Sumaia Brito;
- Parceria-SUEJA
. Professora: Fátima Medeiros;
- Os Diversos Olhares da Leitura Escrita no Nosso Dia-a-dia-SESI/Petrobrás
. Profªs: Maria Augusta e Sheila Ramos;
- Educação Para o Trânsito
. Escola Estadual Dom Adelino Dantas;
- Voto Consciente-SESI/Empresa ECOCIL
. Profª Naama e Isa;
- Educação e Cidadania-Uma Prática em EJA
. Profª Francisca das Chagas Filha de Souza;
- Leitura e Escrita de Cordéis-SESI/Empresa Coats
. Profª Dalva Siqueira e Aluno: Jairo Souza de Melo;
- Educação Para os Privados de Liberdade-SEEC/RN
. Profª Daise Galvão Freire de França;
- A Biblioteca Itinerante e a Inclusão Digital-SESI/Vicunha
. Profªs Àguida Maria, Aparecida Santos e Maria Amaro;
- O Processo de Parceria na Escola de EJA-E.E.Josefa Sampaio
. Profª Núbia Melo da Rocha;
- Despertando uma Consciência Ecológica-SESI/ECOCIL
. Profªs Rita de Cássia e Raquel Vieira;
- Aprender a Empreender-E.E.Stella Wanderley
. Profª Maria Gorete Dias M. de Melo
- Descobrindo e Aprendendo Sobre o Nosso Planeta-SESI/Coteminas
. Profªs Cláudia Estelita Freire e Edna Maria Rodrigues;
- Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte-SESI/EMP. A.Gaspar
. Profª Relvani dos Santos.
Continuando a programação, a Professora Lucinete Maria Costa de Souza, fez a apresentação do "Observatório ALFAEJA" e, para contribuir ainda mais com o debate sobre a EJA, a professora Matilde Carlos ministrou uma palestra com o tema: Financiamento de EJA. Para coroar o final do evento, aconteceu a apresentação do grupo de Capoeira "Cordão de Ouro".
Essa Jornada Pedagógica demonstrou que temos competência profissional pra trabalharmos em projetos que contribuam para o avanço da educação como um direito de todas as pessoas do nosso Estado e do país, independente de onde essas pessoas se encontrem.

O Rio Grande do Norte vai à Seminário no Rio Grande do Sul

Plenária do Seminário.



Palestra de Carlos Teixeira, do Ministério da Justiça.



Mesa Oficial de Abertura do Seminário


Nos dias 27 e 28 de Novembro, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte através da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA, enviou a técnica pedagógica Daise Galvão Freire até a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde estava acontecendo o Seminário: Educação em Prisões: Direito e Desafio.
O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e teve como objetivo, desenvolver um trabalho de implantação e de qualificação da educação nas prisões gaúchas.
A programação contou com a palestra de Timothy Ireland, da UNESCO no Brasil; Carlos Teixeira, do Ministério da Justiça e Angélica Acácia, do Ministério da Educação. Especialistas em presídios da Argentina e Uruguai, e de algumas regiões do Brasil, também estiveram palestrando.

Técnicos da SUEJA viajam para conhecer experiências de Educação em Meio Prisional.

Penitenciária Feminina em Tremembé-SP



Produção de Bolsas DASPRÊ-SP


Sala de Aula/Penitenciária Aníbal Bruno



Biblioteca "Paulo Freire" na Penitenciária Aníbal Bruno/Recife-PE


Durante os meses de outubro à dezembro de 2008, a Secretaria de Educação SEEC-RN enviou técnicos da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA para conhecer experiências de educação em unidades prisionais, tanto aqui no Estado do Rio Grande do Norte como também nos Estados de Pernambuco e São Paulo.
No dia 22 de outubro a subcoordenadora da SUEJA Liz Araújo e a Técnica Pedagógica Daise Galvão Freire, visitaram a Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Mossoró-RN, onde responderam a um convite da direção daquela Unidade Penitenciária, que tinha o objetivo de conhecer as instalações da mesma e trabalhar pra promover a oferta de educação quando esta unidade penitenciária vier a exercer plenamente suas funções já no ano de 2009.
No dia 11 de novembro, as técnicas pedagógicas da SUEJA, Maria Do Carmo e Daise Galvão Freire, viajaram para Recife em Pernambuco com o objetivo de conhecer a experiência da Penitenciária Aníbal Bruno que dispõe de uma Escola Estadual instalada dentro da mesma, como também de uma biblioteca.
Nos dias 01 e 02 de dezembro foi a vez do Estado de São Paulo ser visitado pela técnica pedagógica Daise Galvão Freire, que viajou até a cidade de Tremembé, com o objetivo de conhecer a experiência daquela unidade no atendimento educacional aos seus internos. Também foi visitada na Capital Paulista a sede da FUNAP (Fundação Profº Dr. Manoel Pedro Pimentel)que acompanha programas nas frentes de: trabalho, educação e qualificação profissional, cultura, esporte e lazer e assistência jurídica. Foi possível conhecer também a Oficina Experimental da grife DASPRÊ, onde o trabalho de produção de bolsas, porta-jóias, etc é executado pelas presas atendidadas pela FUNAP com o acompanhamento de técnicos da Fundação.

Formação Continuada com os Alfabetizadores do Lendo e Aprendendo.

Aconteceu neste mês de novembro em todo o Estado do Rio Grande do Norte a Formação Continuada com os alfabetizadores do Programa Lendo e Aprendendo/Brasil Alfabetizado, promovida pela Secretaria de Educação,SEEC-RN através da subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA.
Essa Formação Continuada teve como objetivos centrais: Análise e encerramento da 5ª etapa do Programa, adesão e demanda para a 6ª etapa, como também a necessidade de um planejamento pedagógico para as ações e boa aplicabilidade do Programa. O trabalho com a diversidade foi a temática que norteou as atividades da formação, além da socialização das experiências que foram exploradas durante a execução do Programa.


Daise Galvão.

Formação com os Coordenadores do Lendo e Aprendendo

A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA-RN, promoveu neste dia 21 de Novembro, das 8 às 17h a Formação com os Coordenadores do Lendo e Aprendendo (Brasil Alfabetizado) no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/CENEP em Natal-RN.
Essa foi a formação final da 5ª etapa do Programa Lendo e Aprendendo aqui no Rio Grande do Norte e tratou da: Estrututa organizacional do Programa Brasil Alfabetizado; Relações interpessoais; Socialização de experiências e Orientações para a 6ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado.
A subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da SEEC-RN, através da equipe de formadores, avaliou como muito produtiva essa formação.



Daise Galvão.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

I SEMINÁRIO EDUCANDO PARA A LIBERDADE













A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, com a participação de parceiros como: UFRN, CEFET-RN e Pastoral Carcerária, foram os responsáveis pela organização do I Seminário Educando para a Liberdade aqui no Estado do Rio Grande do Norte.
O I Seminário Educando para a Liberdade ocorreu neste dia 26 de setembro de 2008 no Auditório da Faculdade de Natal-FAL, das 8 às 18h.
O Seminário teve como objetivo principal debater e conhecer o Plano Nacional "Educando para a Liberdade" com vistas a construção e implementação, aqui no Estado do Rio Grande do Norte, do Plano Estadual de Educação para privados de Liberdade. Segue a Programação do seminário:

Dia: 26/09/08
Hora: 8 às 8:30h - Credenciamento dos Participantes
8:30 às 9:30h - Abertura oficial
Apresentação cultural: Grupo de Teatro "Catadores de Vida" da
cidade de Caicó
9:30 às 11h - 1ª Mesa Temática: Apresentação do Programa Educando
para a Liberdade.
Conferencista: Carlos José Pinheiro Teixeira
(coordenador de Apoio ao Ensino do
Departamento Penitenciário Nacional-
DEPEN-MJ)
- Experiências do Programa Educando para a liberdade
* Professora Cláudia Costa Duarte- Secretaria
de Educação do Estado da Paraíba;
* Professora Maria Inez lima de Almeida-Secretaria
de Educação de Pernambuco;
* Maria Beatriz Árias Perez Figueredo- FUNAP/SP
11 às 11:30h - Debate.
11:30 às 12h - 2ª Mesa Temática: A Construção do Plano Estadual
de Educação para Privados de
Liberdade no RN.
Conferencistas: * Guiomar Veras de Oliveira
(Ouvidora do Cidadão e do
Sistema Penitenciário)
* Liz Araújo Lima
(Subcoordenadora SUEJA)
* Fátima Alves Moreira Josete
(Projeto Lia Campos)
12 às 13:30h - Intervalo para Almoço
13:30h às 14:30h - 3ª Mesa Temática: A Educação e a Realidade Prisional
no Rio Grande do Norte.
Conferencistas: * Francisca Gomes da Silva
(Projeto Fênix/Caicó)
* Dr. Marcos Vinícius Pereira
(Juiz da Vara única/Nísia Floresta)
* Geraldo Soares Wanderley
(Coord. Pastoral Carcerária)
* Ana Patrícia Souza e Silva
(Projeto Transforme-se)
14:30 às 15h - Debate
15 às 15:15h - Café com Prosa
15:15 às 17h - Formação dos Grupos de Trabalho: Contribuições para o Plano
Estadual de Educação para Privados de Liberdade no Rio Grande
do Norte.
17 às 18h - Plenária de Encerramento dos Trabalhos.

Este Seminário se constituiu em um primeiro passo para a construção do Plano Estadual para Privados de Liberdade aqui no Estado do Rio Grande do Norte. As ações nesta matéria continuam em pleno vapor, pois a partir de agora começa o planejamento mais prático para a construção do Plano estadual.

Visitasitando as Turmas do Lendo e Aprendendo.






Fotos registram a visita do mês de agosto da Supervisora de Turmas Antonia Rejane N. Souza ao Jardim Progresso, onde funcionam seis salas do Programa Lendo e Aprendendo.

A referida supervisora contatou as professoras através de uma reunião e uma visita mensal, momentos em que discutem os temas trabalhados em sala de aula e são sugeridos novos temas, baseados nos acontecimentos cotidianos. As alfabetizadoras têm o compromisso de levar conhecimento aos seus alunos e batalhar para que dêem continuidade aos estudos no Ensino Fundamental, em conformidade com os objetivos do Programa. Os alfabetizandos vivem em uma comunidade onde os problemas são muitos e a violência impera, deixando o aluno com medo de sair de casa no período noturno. Tais problemas ocorrem em todo Jardim Progresso , inclusive nos arredores das salas de aula, que ainda ficam em locais de difícil acesso, porém, dentro das condições que as alfabetizadoras dispõem.

Entretanto, apesar de todas as dificuldades daquela região, as professoras encontram estímulo para prosseguir, trazer o aluno para dentro da sala de aula e assim poder transmitir o conhecimento que o Programa Lendo e Aprendendo lhes deu a chance de adquirir. E é isso que nos enche de orgulho: saber que embora existam problemas, essas pessoas cheias de vida e de sonhos, estão conseguindo realizar o sonho de escrever, ler frases e até livros!

"Nós, Supervisoras de Turmas e a Supervisora Setorial da 1ª DIRED Eusâmia Passos, que vivemos essas conquistas junto com as alfabetizadoras, temos o imenso prazer de participar de um momento tão importante na vida desses alunos, sentir que fazemos algo de bom para essas pessoas menos favorecidas e somente agora, através co Programa Lendo e Aprendendo, tem a oportunidade de estar numa sala de aula e de se formarem verdadeiros cidadãos".

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Encontro Brasil Alfabetizado






Aconteceu neste dia 17 de Setembro de 2008 em Fortaleza, na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará-ESMEC, o Encontro do Brasil Alfabetizado. A Pauta do encontro foi bastante ampla constando de: Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos-AJA e EJA; Programa Brasil Alfabetizado-acesso, permanência e continuidade, gestão e qualidade da educação-balanço e perspectivas(2007-2008).
O Rio Grande do Norte enviou duas representantes da Secretaria de Educação do Estado, a Srª Liz Araújo, Sub-coordenadora da Sub-coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos-SUEJA e a Srª Janeide Cruz, Coordenadora do Lendo e Aprendendo do Estado do Rio Grande do Norte.
Para debater essa temática, contou-se com uma finíssima lista de Conferencistas, sendo eles: Jorge Teles-Consultor do MEC, Fátima-Secretária Estadual de Educação, Malu e Sandra Leite-Representantes da UNDIME e Mauro-Coordenador Nacional do Brasil Alfabetizado.
Ao fazer uma análise do encontro, a Coordenadora do Lendo e Aprendendo do Estado do Rio Grande do Norte, Janeide Cruz traduz o Prograna Brasil Alfabetizado "não como campanha e sim como oportunidade de construir uma nova política pública com dignidade".

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

X ENEJA - Rio das Ostras-RJ

A Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos/SUEJA, está enviando uma delegação ao X ENEJA (Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos)que ocorrerá nos dias 27 à 30/08, em Rio das Ostras-RJ.
Neste encontro estarão sendo discutidos temas de muita relevância para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
A seguir, programação do evento:

Dia 27/08 (quarta-feira)
Manhã e Tarde: Recepção das delegações pelos alunos do PEJA-SME/RJ
Credenciamento nas pousadas.
Abertura da Feira de Economia Solidária.
Noite: Solenidade de Abertura-Sinfônica de Rio das Ostras
Conferência- História e Memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil:Dez anos de luta pelo Direito à Educação para Todos.

Dia 28/08 (quinta-feira)
Manhã: Mesa Temática 1 - O que são hoje os Fóruns de EJA no Brasil? Natureza e Caráter do Movimento;
Mesa Temática 2 - Para onde vão os Programas Governamentais? Projeções e Perspectivas para os próximos anos no marco do PDE.
Tarde: Atividade cultural trazida pelas delegações;
Reunião de Fóruns por regiões geográficas;
Plenária de fóruns por regiões.
Noite: Roda de Prosa:
1 - EJA e educação do campo, quilombola, indígenas, populações ribeirinhas;
2 - EJA e educação inclusiva;
3 - EJA e Educação para privados de liberdade;
4 - EJA e educação profissional;
5 - Financiamento na EJA;
6 - EJA no contexto da Economia solidária;
7 - Formação de Educadores na EJA;
8 - Diferentes Sujeitos da EJA:juvenilização e terceira idade;
9 - Currículo, metodologia e avaliação na EJA;
10 - Materiais de apoio, ambientes virtuais multimídia e EJA;
11 - EJA na América Latina e no Mundo;
12 - Metodologia do movimento ENEJA.

Dia 29/08 (sexta-feira)
Manhã: Apresentação de informe sobre a VI CONFINTEA: A UNESCO e a VI CONFINTEA- México/set 2008 e Belém/PA 2009;
Mesa temática 3 : Economia Solidária, Educação profissional e Interfaces com a EJA.
Tarde: Reunião de Fóruns por Segmento
1 - Administração Pública;
2 - Universidades;
3 - Sistema S;
4 - Educadores e Professores;
5 - Estudantes de EJA e Universitários;
6 - Movimentos Sociais;
7 - ONGs/Fundações
Noite: Reuniões (MOVA/RAAAB/Sistema S)

Dia 30/08 (Sábado)
Manhã: Plenária Final
Encerramento

Capacitação BB Educar / Lendo e Aprendendo











De 18 a 22 de agosto de 2008, sob a coordenação da Profª Janeide Cruz e de técnicos do Lendo e Aprendendo, realizou-se nos municípios de Apodi, Cerro-Corá e João Câmara, a Formação Continuada do Programa Lendo e Aprendendo que tem parceria com a Fundação Banco do Brasil.
A coordenadora do Lendo e Aprendendo aqui no Estado do Rio Grande do Norte a Professora Janeide Cruz, fez a abertura da formação em Apodi e em João Câmara onde, na ocasião,concedeu entrevista na Rádio AM de Apodi, elencando os fatores que tornam o Programa Lendo e Aprendendo muito importante para a educação norte-riograndense.
Na cidade de Apodi, a técnica do Lendo e Aprendendo, a Professora Graça Rêgo, passou a semana cumprindo uma intensa agenda como também visitando outras turmas do Lendo e Aprendendo nas adjacências daquele município.
Nas cidades de João Câmara e de Cerro-Corá, as formações ocorreram de forma simultânea e para tanto, contaram com o apoio técnico das Professoras Graça Amorim e Eusâmia Passos e com a experiente prática dos formadores do Banco do Brasil.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Subcoordenadora da SUEJA saúda educadores da EJA.



Liz Araújo Lima - Subcoordenadora da SUEJA



Bom dia ou boa noite a todos visitantes deste blog, sejam todos muito bem vindos.

Gostaria de aproveitar, para desejar boa sorte e bom desempenho aos visitantes que atualmente estão frequentando a formação para educadores da EJA (Natal) com atuação nos CEJAS, no ensino Médio, na Comissão permanente de exames e nos apoios pedagógicos. Espero que a interação de experiências e conhecimentos educacionais possam vencer as dificuldades metodológicas, ideológicas e administrativa deste percurso já que o mais importante nesses momentos é construir uma proposta que possa apresentar estratégias que facilite o acesso do nosso aluno a esse tão formal sistema de ensino e garanta sua permanencia com satisfação nesse processo. Dai estaremos contribuindo conjuntamente com a construção de políticas públicas que mudam o rumo das estruturas de nossas instituições educacionais. Me parece que é este o grande desafio possível de ser realizado.
Como diz o grande mestre Paulo Freire "...o maior símbolo da educação dos excluidos é o educador do mundo...."


Beijos a todos no coração e mais uma vez Boa Sorte -
Liz Araújo - SUEJA

Formações

O Programa Lendo e Aprendendo continua com o processo de formação dos seus alfabetizadores, contando pra isso com a parceria da Fundação Banco do Brasil.
Nos dias 18 a 22/08/08 irá ocorrer ao mesmo tempo a formação das cidades de Apodi, contemplando os municípios de Caraúbas e Felipe Guerra; na cidade de Currais Novos que contemplará Cerro-Corá e na cidade de João Câmara.
Nos dias 25 à 29/08, a formação será na cidade de São Paulo do Potengi, contemplando também as cidades de São Pedro e São Tomé.
Os formadores são da Fundação Banco do Brasil e cada município em formação será acompanhado por uma técnica do Lendo e Aprendendo, sob a coordenação geral da professora Janeide Cruz.

BB Educar em Umarizal



Professora Fátima Marques.




A Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Fundação Banco do Brasil promoveram nos dias 7 a 11 de julho deste ano, na cidade de Umarizal mais uma Formação do BB Educar.
A Secretaria de Educação através da SUEJA enviou a técnica do Lendo e Aprendendo a professora Maria de Fátima Silva Marques para acompanhar essa formação. Também acompanharam a formação a Srª Maria Eunice da 14ª DIRED e Maria Dalvaneide supervisora do programa Lendo e Aprendendo.
A professora Fátima Marques informou que os objetivos da formação foram prontamente atingidos, pois "o aperfeiçoamento pedagógico de nossas práticas é um dos caminhos que devem ser trilhados permanentemente em nossa vida profissional".


Daise Galvão Freire de França

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

No Dia do Estudante, a voz do Mestre.


Como pode ser o Dia do Estudante e quem fala é o mestre?
É, será mesmo necessário abrir alas para o mestre Paulo Freire, figura ilustre da nossa história recente, grande estudioso da problemática educacional no Brasil e no mundo, exemplar estudante, fascinante pesquisador.
É por esses e milhares de outros motivos que cabe sim no dia de hoje, homenagens ao mestre Paulo Freire.
Paulo Freire era também surpreendente. Ao ser informado do desejo de alguns educadores em fundar o que hoje é o Instituto Paulo Freire ele disse: "se for para me superar, façam; se for para repetir o que eu já disse, não vale a pena, desistam".
Ele era verdadeiramente um senhor de grandes idéias. Seu lugar mais querido de vida e de trabalho foi sempre: "em torno da mesa", a sala de aula, o "círculo de cultura" de seu conhecido método de alfabetização.
Bem, acho que vale a pena contrariar o nosso mestre e terminar essa homenagem "repetindo" sim algumas de suas valiosas falas. No livro "O Educador: vida e morte", ele diz:
"Os profetas não são homens ou mulheres desarrumados, desengonçados, barbudos, cabeludos, sujos, metidos em roupas andrajosas e pegando cajados."
"Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história de seu povo, dos dominados do seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que advinham, realizam."
" Eu diria aos educadores e educadoras, ai daqueles e daquelas que pararem com a sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar."
Viva os estudantes, parabéns a quem alimenta a alma de sonhos e planos.


Daise Galvão Freire de França.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

2ª Momento dos Comitês Gestores

A Década das Nações Unidas para a Alfabetização objetiva garantir que as necessidades básicas de aprendizagem dos jovens sejam satisfeitas de modo eqüitativo, por meio do acesso a programas de aprendizagem apropriada atingindo até 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, em particular para as mulheres, em conjunção com o acesso eqüitativo a educação básica e continuada de adultos e idosos (as). Diante de tamanha responsabilidade social, a Sub-coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, que durante o mês de maio e junho de 2008 já implantou todos os comitês gestores locais e desde 11 de julho realiza a segunda parte desta agenda, que tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de alfabetização e educação de Jovens e Adultos nos municípios do Rio Grande do Norte, concluindo suas atividades em 05 de agosto para o cumprimento da agenda de monitoramento aos participantes dos Comitês Gestores Locais do Programa Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos para a orientação da pesquisa da realidade da alfabetização e EJA em cada município. As mencionadas reuniões aconteceram nas cidades sedes das 16 DIREDs vinculadas a Secretaria de Estado da Educação do RN-SEEC, as quais contarão com a presença do coordenador e secretário de cada comitê implantado, a participação dos(as) Secretários(as) de Educação. As Assessoras Técnicas que acompanharam estes encontros produziram relatórios significativos da realidade educacional no tocante a EJA. A voz dos participantes tem sido no sentido de identificar o comitê como uma estratégia salutar de integração das políticas públicas que se realizam nos municípios, renovação das esperanças da promoção da educação inclusiva, troca de experiências e divisão das angústias que afligem a todos como a evasão, repetência, falta de motivação dos estudantes. Vale salientar que o Comitê Gestor Local foi implantado na maioria dos municípios do RN integrando representantes das secretarias municipais de educação, representantes da sociedade civil vinculadas as questões de alfabetização de jovens e adultos e de EJA que aderirem a agenda estadual de desenvolvimento integrado de alfabetização e educação de jovens e adultos. Os parceiros locais colaborarão com dados e informações no âmbito das ações do Comitê Técnico Estadual. Por sua vez a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN apresentará o Plano de Ação e Aplicação dos Recursos conforme orientação da SECAD_MEC, contendo as estratégias e ações que estruturarão a Agenda Estadual de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e da EJA, contemplando tanto a dimensão técnica como a dimensão de planejamento e controle social. As atividades devem ser organizadas para subsidiar a elaboração de diagnósticos, implementação e gestão das ações, objetivos e metas. A Sub-coordenadora Liz Araújo Lima já se encontra preparando a terceira agenda de monitoramento dos comitês. Ate o final do ano há a expectativa e de construção do Observatório de Alfabetização e EJA do RN.


Daise Galvão Freire de França

Formação BB Educar.

Professora Inez Helena do BB-Educar




Abertura da Formação. Fala da Coordenadora do Lendo e Aprendendo Janeide Cruz.




Professores, Inez e Jorge com alfabetizadores.


O Programa Lendo e Aprendendo em parceria com a EMATER e a Fundação Banco do Brasil-BB Educar, promoveram nos dias 21 a 25 de julho e 28 de julho à 01 de agosto deste ano no Centro de Treinamento da EMATER/CENTERN,em São José do Mipibú a formação dos seus alfabetizadores, contemplando as cidades de: Assú, Campo Grande, Paraú, São Rafael, Carnaubais, Pedro Avelino, Lages, Macau, Alto do Rodrigues, Pendências, Caicó, Jucurutu, São José do Seridó, Ouro Branco, Equador, Currais Novos, Carnaúbas dos Dantas, Florânia, Lagoa Nova, Mossoró, Governador Dix Sept Rosado, Serra do mel, Baraúnas, Apodi, Carúbas, João Câmara, Jardim de Angicos, Poço Branco, Ceará Mirim, Touros, Macaíba, Extremoz, Natal, Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Luiz Gomes, São Miguel, Tenente Ananaias, Encanto, São José de Mipibú, Monte Alegre, Lagoa D'Anta, Espírito Santo, Serrinha, Sau Paulo do Potengi, São Tomé, Riachuelo, Ruy Barbosa, Caiçara do Rio do Vento, Senador Elói de Souza, Barcelona, Santa Maria, São Pedro, Boa Saúde, Lajes Pintada, São José de Campestre, Serrinha dos Pintos e Almino Afonso.
As formações atingiram os seus objetivos no momento em que temas relevantes e personalidades importantes da educação em nosso país e no mundo foram estudados, debatidos e colocados como fonte atual de nossa base pedagógica.


Daise Galvão Freire de França.