domingo, 29 de junho de 2008

Equipe do Lendo e Aprendendo - SUEJA participa do III Congresso Brasileiro de Direitos Humanos


A equipe do Lendo e Aprendendo - SUEJA NATAL, participou nos dias 19, 20 e 21 de junho no Hotel Parque da Costeira Natal, do III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS. SOCIEDADE E ESTADO, em homenagem ao Professor José Geraldo de Sousa Júnior.

No dia 19, Ricardo Brisolla Balestreri, Secretário Nacional de Segurança Pública, abriu o congresso com o tema "Segurança Pública e Direitos Humanos: Novos paradigmas para o Brasil".

No dia 20, no inicio da manhã a conferência "A força simbólica dos Direitos Humanos a partir do contexto transnacional", foi ministrada pelo Doutor em Filosofia pela Universite de Strasbourg, Eduardo Ramalho Rabenhorst. No mesmo dia, as 10 horas, Homero de Oliveira Costa, Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP apresentou um painel com o tema "Crise de legitimidade da representatividade: a reforma política", tendo como debatedor Walter Nunes da Silva Júnior, Doutor em Direito pela UFPE. No período vespertino, aconteceram quatro oficinas:
Regularização Fundiária das Comunidades Quilombolas
Coordenador: Francisco Canindé de França, Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária - SEARA.
Inovações e Práticas na Execução das Penas Alternativas
Painelista: Mário Azevedo Jambo, Juiz Federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do RN.
Atenção à Vítima da Violência, Enfrentamento da Homofobia e Proteção às Testemunhas
Coordenador: Perly Cipriano, Sub-Secretário da SEDH.
Combate à Corrução e ao Crime Organizado como Estratégia para Efetivação dos Direitos Humanos
Painelista: Luciano do Nascimento Silva, Doutor em Direito Pela Universidade de Coimbra.
No período da noite, as 18:30, o painelista Manoel Onofre de Souza Neto, Promotor de Justiça da Infância e Juventude, apresentou o tema: "Construção dos Direitos Humanos para Infância e a Adolescência: O sistema de Garantias.

No dia 21, no inicio da manhã foi apresentado o painel "Sistema Prisional e a Garantia dos Direitos Humanos, por Alessandra Teixeira, Advogada, Mestre e Doutoranda, em sociologia pela USP. As 10 horas, Antônio Funari Filho, Ouvidor Geral da Polícia em São Paulo, apresentou o painel "Sistema Único de Segurança Pública e os Direitos Humanos. Durante a tarde, ocorreu a conferência de encerramento "Educação para os Direitos Humanos após 60 anos da Declaração Universal: Caminhos para Efetivação", pelo conferencista Rafaelle de Giorgi, Universidade de Lecce na Itália.


Daise Galvão Freire de França.

3 comentários:

Dirceu Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dirceu Júnior disse...

Gostaria de parabenizar a iniciativa do Governo e dos integrantes do programa, por desenvolver um projeto tão nobre. Espero que obtenham sucesso em suas ações. É com este tipo de participações que o nosso País poderá sonhar com um futuro melhor!

Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns, equipe responsável do LENDO E APRENDENDO, na qual eu tenho a honra de fazer parte desta,claro dando a minha minúscula participação, porém com toda a dedicação por acreditar na seriedade do programa e na contribuição para todos envolvidos nsse processo. Abraços.SALETE